Você provavelmente já ouviu falar sobre a tireóide, não é mesmo? A tireoide é uma glândula que comanda todo o organismo, e muitas pessoas acreditam que a própria tireoide está normal, mas quando vão consultar, levam uma grande surpresa!!
Então… Você sabe como a alteração na glândula tireoide pode afetar seu organismo? Ou, como identificar se ela está com alguma alteração que coloca sua saúde em risco?
Infelizmente, a maioria das pessoas não sabe! Então, se você gostaria de saber como a alteração na glândula tireóide pode afetar seu organismo (positivamente ou negativamente), e quer saber como identificar suas alterações para proteger sua saúde, continue lendo que nesse breve post falaremos sobre isso!
A primeira coisa que você precisa saber sobre tireoide
Para falarmos sobre a tireóide, a primeira coisa que você precisa saber é que existem dois tipos de alteração…
- 01 – Hipertireoidismo, quando a alteração na glândula tireóide está “para cima“, ou melhor dizendo, quando os hormônios da tireoide estão com produção mais elevada.
- 02 – Hipotireoidismo, quando a alteração na glândula tireóide está “para baixo“, ou melhor dizendo, quando os hormônios da tireoide estão com produção baixa.
Quando ela está pra cima, os efeitos são alguns, quando está para baixo, os efeitos são outros, então vamos lá…
Como o hipertireoidismo pode afetar o organismo?
Bom, como o próprio nome já diz, “hiper”, ela aumenta o organismo, deixa mais acelerado. E nesse caso, mais acelerado como um todo!
Com isso, os sintomas iniciais podem ser agitação, irritação, facilidade para emagrecer e perder peso, transpiração em excesso e sono alterado.
Além disso, o hipertireoidismo dá taquicardia, ou seja, o coração bate mais forte.
Então, quando você está em casa e sente disparar o coração ou faz um exercício qualquer e já dispara muito rápido, pode ser um sintoma da alteração na glândula tireóide “para cima”.
Outra coisa que acontece é a aceleração intestinal, o que pode vir causar diarreias crônicas.
E também, existe a perda de cálcio e aumento de colesterol, que pode ocasionar fraturas e osteoporose, porque a alteração do metabolismo ósseo é tão grande, que há perda de massa óssea.
Agora, por outro lado, vamos falar da alteração na glândula tireóide “para baixo”…
Como o hipotireoidismo pode afetar?
Ao contrário do “Hiper”, o “hipo” causa um desaceleramento no organismo. E nesse caso também, desacelera o organismo como um todo.
Com isso, sintomas iniciais podem ser cansaço, preguiça, indisposição, aumento de peso e irregularidades menstruais.
Além disso, pode haver queda de cabelo e ressecamento da pele, dando um sentimento de “estou envelhecendo mais rápido”.
O hipotireoidismo também pode fazer alterações intestinais, deixando o intestino mais preguiçoso e constipado, causando dificuldade para evacuar.
No geral, no hipo o coração bate devagar, então se você notar uma queda de batimentos junto destes outros sintomas, pode ser um sinal.
De qualquer forma, isso são apenas indicativos que você pode observar para proteger sua saúde.
É claro que ter um problema intestinal, ou irritações, ou um cansaço às vezes é algo normal do dia a dia. Muitas vezes passamos por situações que fazem isso conosco, como comer um alimento que não caiu tão bem ou por um desentendimento no trabalho.
Mas se você observar alguns desses sintomas acontecendo com frequência, vale a pena consultar um médico e fazer os exames que darão resultados exatos. Aí sim você saberá se você está com alguma possível alteração na glândula tireóide.
Você também pode gostar de ler: