Você já parou para pensar que os alimentos que você consome durante seu simples almoço podem estar fazendo sua pele ficar mais jovem?
Exatamente! Existem alguns poderosos alimentos que ajudam rejuvenescer a pele. Alguns ajudam na hidratação, outros ajudam com a produção natural do colágeno, e diversos deles ajudam a ter uma pele mais viçosa.
E não estamos falando de alimentos raros que só crescem nos montes do himalaia e nem alimentos de R$200,00 o quilo. Estamos falando de alimentos simples que você pode comprar em qualquer mercadinho de esquina (a grande maioria).
Então, se você quer saber como esses simples e baratos alimentos podem ajudar não apenas no rejuvenescimento da sua pele, mas também, do seu corpo todo a nível celular, nesse post você vai descobrir exatamente isso!
Grupo de alimentos
01) Alimentos como a cebola, cebolinha, e pepino.
Além de serem colágenos vegetarianos e conter vitamina C e ácido fólico, eles também têm propriedades antioxidantes.
É importante ter antioxidantes no nosso organismo pois eles combatem os radicais livres que atacam nossos telômeros e nossa pele, enfraquecendo e acelerando o processo do envelhecimento.
Ou seja, eles ajudam a combater os radicais livres.
02) Espinafre
O espinafre contém muito ferro e possui um antioxidante muito importante que é a luteína, que além de combater os radicais livres, ajuda a melhorar seus olhos e a sua visão.
03) Cenoura
Também relacionada aos antioxidantes que combatem os radicais livres. Você pode comer crua, pode fazer saladas, e pode ser cozida também.
04) Peixes
Esses sim são os melhores antioxidantes do mundo, também contém o melhor colágeno, e suas proteínas são de mais fácil absorção.
Os dois melhores tipos são o salmão selvagem e a tilápia, pois esses peixes tem vitamina A, vitamina E, ômega 3, cálcio, magnésio, fósforo e zinco.
Além disso, são muito fáceis de serem absorvidos pelo nosso organismo. A tilápia por exemplo, absorvemos quase 90% dos nutrientes que ingerimos dela.
Ou seja, os peixes estão no podium dos alimentos que ajudam rejuvenescer a pele.
05) Iogurtes
Como você sabe, no nosso intestino temos bactérias boas e bactérias ruins.
Quando em excesso, as ruins podem acabar afetando sua pele, o que pode gerar espinhas e manchas.
E os iogurtes (principalmente kefir) são importantes por isso. Eles ajudam regular a flora intestinal aumentando as bactérias boas.
Isso diminui as bactérias ruins e consequentemente, evitam com que elas prejudiquem sua pele.
06) Alimentos como frutas cítricas
Nesse caso estamos falando de laranja, lima, limão, limão siciliano.
Todas elas contém vitamina C, que ajuda a fixar o colágeno, e também, a melhorar a flexibilidade da pele.
07) Frutas vermelhas
As frutas vermelhas possuem um poderoso antioxidante chamado de licopeno, o qual protege a sua pele contra a radiação ultravioleta.
E quando a pele é exposta a radiação ultravioleta sem proteção, os danos podem ser muito perigosos, como manchas, pele fina, e aceleração da aparência enrugada.
O lado bom é que as frutas vermelhas ajudam a combater essa radiação ultravioleta! Se você passou mais de 8 minutos tomando sol, sem protetor solar, as frutas vermelhas vão te ajudar a amenizar essas radiações para não envelhecer a pele.
08) Alimentos como as oleaginosas
Nesse grupo de alimentos que ajudam rejuvenescer a pele estamos falando de nozes, amêndoas, pistache, castanha de cajú, castanha do Pará, e avelã.
Elas são gorduras boas, e são super importantes para a absorção de vitaminas do seu corpo. Sem as gorduras boas seu corpo não consegue absorver vitaminas.
E como você sabe, as vitaminas são muito importantes para sua pele. Se sua pele não recebe as vitaminas, o processo do envelhecimento se torna mais rápido.
Por isso as oleaginosas são importantes. O único problema é que você não pode comer muito para não sobrecarregar o seu fígado. O excesso também pode causar espinhas, coisa que você não quer.
Uma quantia razoável seria uma porção de 8 castanhas, por exemplo. Mais que isso já pode ser excessivo.
09) Abacate
Abacate é muito rico em antioxidantes e também contém gordura boa.
Na verdade, ele é a melhor fonte de gorduras boas, sendo até mais importante que as oleaginosas. Mas do mesmo jeito, você tem que tomar cuidado, pois mesmo sendo gordura boa, o excesso pode prejudicar o fígado.
Uma quantia boa seria um abacate médio, ou meio grande. Mais do que isso também pode ser excessivo.
10) Chás verdes
Aqui estamos falando dos chás verdes, chá branco, chá preto, chá vermelho e o chá da índia. Além de serem antifúngicos, tomar esses chás todos os dias pode ajudar a baixar o colesterol e triglicerídeos.
Eles também são antioxidantes (importante para sua pele), e ajudam o corpo a reduzir gordura indesejada.
11) Mamão papaia
O mamão papaia tem papaína, e a papaína acelera a digestão de proteínas.
Na prática isso significa que se toma algum colágeno, por exemplo, comer um pouco de mamão pode ajudar e acelerar a absorção desse colágeno na sua pele.
12) Água de coco
A água de coco melhora a hidratação, e a hidratação é importantíssima para sua pele. Quando você está consumindo menos água que o necessário, as rugas podem ter um aspecto mais evidente pela falta de hidratação suficiente.
Então, se você não consegue tomar três litros de água por dia, a água de coco pode ajudar na hidratação e na absorção de nutrientes.
13) Alimentos como as algas marinhas
Parece um grupo estranho de alimentos que ajudam rejuvenescer a pele, mas as algas ajudam na limpeza de metais pesados no seu organismo. Esses metais, quando em excesso, podem prejudicar sua pele e seu cabelo.
Além do mais, a alga do mar tem iodo que melhora todas as funções endócrinas, e todas as glândulas, principalmente a tireoide.
14) Gengibre
Além de ser antioxidante, ele também é anti-inflamatório, o que melhora a circulação, ajuda na absorção de nutrientes na pele e purifica o sangue.
15) Vinho
O vinho é um segredo da longevidade, ele é antioxidante, melhora a circulação, e contém uma substância muito importante chamada de Stillbenetriol (nutriente da família do trans resveratrol).
É essa substância que faz o vinho ter a fama que tem, pois ela ajuda a promover a atividade da telomerase e combater o encurtamento dos seus telômeros.
Você também pode gostar de ler sobre:
Gostei muito das matérias
Parabéns pelo conteúdo.