Ela é uma substância quase mágica, se você pensar que ela permite fazer seu rosto praticamente “voltar no tempo“, suavizando ou neutralizando suas rugas e vincos profundos. Hoje o Ácido Hialurônico é o “padrão ouro” quando o assunto é tornar a pele mais jovem e com menos rugas.
Antes dos anos 1990, as pessoas utilizavam outros produtos, tais como silicones líquidos e metacrilatos, para eliminar rugas e vincos. Esses produtos podiam causar diversos problemas, como rejeição e até infecções.
Com seu uso cada vez mais testado e aprovado, o Ácido Hialurônico foi tomando o lugar desses produtos mais antigos e hoje domina os consultórios de dermatologistas, cirurgiões plásticos e dentistas.
O seu corpo já tem Ácido Hialurônico
Apesar de seu nome, que parece se referir a um produto artificial, o Ácido Hialurônico é uma substância que já existe naturalmente no nosso corpo, e faz parte da nossa pele, interior dos olhos e articulações como os joelhos.
Como é um produto que o nosso organismo fabrica desde o nosso nascimento, sua aplicação, mesmo na forma injetável, não causa rejeições e é bastante seguro.
Ele é responsável por manter a hidratação natural das células que compõem as camadas internas da pele, além de ajudar a sustentar e preencher esse tecido. Sua atuação natural na pele pode ser resumida em:
- Volume
- Sustentação
- Hidratação
- Elasticidade
Para a pele, ossos e olhos
Além de seu uso para a nossa pele, o Ácido Hialurônico é cada vez mais utilizado em outras especialidades médicas.
- Na ortopedia ele vem sendo utilizado no preenchimento de articulações, reduzindo as dores de artroses e outros problemas articulares;
- Na oftalmologia seu uso já é bem difundido como substância viscoelástica para utilização em cirurgias, principalmente na operação de catarata;
- Na odontologia ele ajuda na cicatrização de aftas ou úlceras na mucosa da boca.
Beleza e saúde para a nossa pele
É no universo da beleza que o Ácido Hialurônico encontra seu lugar de maior destaque, hoje presente em todos os consultórios dos dermatologistas e cirurgiões plásticos.
Podemos encontrar diversas apresentações do Ácido Hialurônico, em diferentes viscosidades, na forma de gel, creme, cápsulas, solução oral ou para injeções locais.
São inúmeras suas aplicações para:
- promover o rejuvenescimento da pele;
- manter a pele hidratada e reduzir a pele seca;
- melhorar a elasticidade da pele;
- diminuir a flacidez;
- reduzir as rugas e linhas de expressão;
- preenchimento labial;
- reduzir olheiras;
- corrigir cicatriz profunda causada por acne;
A forma injetável é uma opção utilizada para preencher e corrigir o volume, equilibrar assimetrias, definir o contorno facial, além de tratar rugas e linhas de expressão. O procedimento é geralmente feito no consultório médico, com anestesia local, sem cortes, cicatrizes ou necessidade de internação, permitindo que o paciente retorne às atividades no mesmo dia.
Dessa maneira, os efeitos da aplicação duram aproximadamente um ano, isso porque o organismo aos poucos reabsorve a substância. Dependendo da região da aplicação ele pode permanecer por até 18 meses. Em linhas gerais, ele tende a se esgotar mais cedo em áreas que se movem com muita frequência, como os lábios e os olhos, e permanece por um tempo extra em partes que são menos móveis, como a mandíbula.
As outras formas de aplicação são mais eficazes na prevenção de rugas e vincos do que o preenchimento injetável, que é uma correção imediata. Na forma de creme, as pessoas utilizam o ácido hialurônico para hidratar as camadas mais superficiais da pele e estimular a produção natural desse componente em nosso corpo.
A ingestão de cápsulas por longos períodos também produzem efeitos na prevenção das rugas e do envelhecimento.
Mitos e verdades sobre o Ácido Hialurônico
- Só devemos usar o Ácido Hialurônico após a meia idade.
Mito. As linhas de expressão e rugas são características individuais e mesmo uma pessoa com 25 anos pode se beneficiar de seu uso. - A ação das injeções na pele é diferente à dos cremes.
Verdade. Os cremes agem apenas superficialmente e na prevenção, enquanto a forma injetável corrige os problemas imediatamente. - Como ele é um ácido, a aplicação da injeção é dolorida?
Mito. A aplicação é totalmente suportável, com leve ardência em áreas de maior sensibilidade facial, como o nariz, região da boca e queixo. Normalmente o profissional adiciona algum anestésico local para deixar o procedimento ainda mais confortável para o paciente. - O efeito do Ácido Hialurônico injetável é permanente?
Mito. Ele será reabsorvido completamente pelo nosso corpo ao longo dos meses. Sua duração é de 12 meses, em média. - O Ácido Hialurônico em gel ou loção pode ser usado durante o dia e também à noite.
Verdade. Normalmente cosméticos à base do Ácido Hialurônico conseguem proporcionar uma película protetora, melhorando assim a hidratação das camadas externas da pele. Além disso, ele não aumenta as reações da pele ao sol, portanto, pela manhã pode-se aplicar um dermocosmético à base de Ácido Hialurônico antes do filtro solar. E à noite, após a rotina de limpeza.
- Colágeno e Ácido Hialurônico são a mesma coisa.
Mito. O Ácido Hialurônico é uma substância que tem capacidade de retenção de água, o que proporciona hidratação aos tecidos, mantendo o viço e os volumes adequados. Já o colágeno, que também é produzido pelo nosso organismo, também é um importante componente da pele para estrutura de sustentação da pele, o brilho natural e a elasticidade, mas de maneira diferente.