Esse é um assunto que facilmente divide a população! Existem aqueles que amam alimentos picantes e aqueles que simplesmente não podem nem chegar perto. É claro, existem alimentos com graus de picância diferentes, e isso faz total diferença em tolerar ou não.
Mas, você sabia que os alimentos com capsaicina, ou melhor dizendo, alimentos picantes, contém diversos benefícios para nosso organismo?
Exatamente! Cerca de um século atrás, os cientistas começaram a pesquisar a capsaicina da pimenta, que é o que faz a sensação de picância, e descobriram que ela traz muitos benefícios surpreendentes para a saúde, desde o coração, cérebro, e até para nosso peso! E é justamente disso que falaremos no post de hoje!
Benefício 01 – Alimentos picantes podem manter seu coração saudável
Em estudos divulgados pela biblioteca nacional de medicina, as pessoas que comem pimentas vermelhas demonstraram ter níveis mais baixos de LDL (lipoproteína de baixa densidade), que é popularmente conhecido de colesterol “ruim”, pois aumenta – e muito – o risco de doenças cardíacas.
Pesquisas recentes também descobriram que o consumo dessas pimentas está associado a uma incidência 13% menor de mortes por doenças cardíacas e derrames.
Outro fato interessante é que doenças cardíacas também podem ser causadas pela obesidade, que a capsaicina pode ajudar a combater.
Benefício 02 – Podem promover a perda de peso e acelerar o seu metabolismo
Existem muitos fatores que podem contribuir para o ganho de peso.
Inatividade, hábitos alimentares pouco saudáveis, genética, idade ou certos medicamentos podem desempenhar um grande papel nisso.
E nesse caso, os alimentos picantes, ou melhor dizendo, a capsaicina, pode ajudar a aumentar seu metabolismo, o que acaba ajudando a queimar mais calorias em repouso e durante o exercício, o que significa que você pode perder peso com mais facilidade.
Benefício 03 – Alimentos picantes podem ser um analgésico eficaz
Se você já mordeu uma pimenta, provavelmente está familiarizada com a sensação de queimação que se segue.
Quando você aplica essa mesma sensação aos nervos das mãos e dos pés, pode fazer com que esses nervos percam a sensibilidade por longos períodos de tempo, o que alivia a dor.
Então, quando usada como loção ou outro creme tópico, a capsaicina causa uma leve sensação de calor, ardência e coceira. No entanto, com o tempo, os nervos de suas mãos e pés passam a se acostumar com a loção e terão uma capacidade maior de processar a dor. Isso pode ajudar com condições como artrite e lesões.
Benefício 04 – Podem reduzir a inflamação e promover a saúde intestinal
Suas papilas gustativas e todo seu intestino podem estar muito mais conectados do que você imagina.
Quando você morde uma pimenta, o que acontece é que a capsaicina se liga a um receptor no seu organismo que se comunica com outras células. Essa comunicação faz com que um nervo em sua língua diga imediatamente ao seu cérebro que está quente.
O receptor mencionado anteriormente é encontrado no trato digestivo. Quando a capsaicina entra no trato digestivo e se liga a esse receptor, ocorre a criação de uma substância química chamada anandamida.
Nesse contexto, a anandamida foi identificada como uma substância que leva a uma redução na inflamação no intestino, o que pode ocorrer em condições como colite ulcerativa e doença de Crohn.
A mesma reação que acalma o trato gastrointestinal também pode mantê-la livre de tumores. Pode ser particularmente eficaz para pessoas com alto risco de desenvolver tumores intestinais – como pessoas com histórico familiar ou pessoal de tumores.
Você ainda precisa se ater a alimentos saudáveis. Além disso, tome cuidado para não exagerar no tempero, pois pode aumentar o ácido gástrico, causando azia.
E vale ressaltar que a capsaicina não é uma cura para tudo, contudo, ela pode ajudar sua saúde, e você poderá colher os benefícios e adicionar um pouco mais de tempero à sua vida.
Você também pode gostar de ler sobre: