Hoje falaremos sobre rugas. Um dos maiores avanços positivos dos nossos tempos é a nossa maior longevidade. Graças aos modernos conhecimentos e tecnologias aplicados à medicina e aos cuidados corporais, todos nós tendemos a viver mais que nossos pais e avós.
O famoso romance A Mulher de Trinta Anos, do escritor francês Honoré de Balzac, foi escrito no século 19, quando a expectativa de vida das pessoas na França era de apenas 40 anos. O livro trata de uma mulher com mais de 30 anos (portanto já a caminho do final de sua vida!) que se apaixona novamente. Esse livro fez tanto sucesso que ainda hoje se usa o termo “balzaquiana” para retratar uma mulher acima dos seus 30.
Com apenas 20 e poucos anos algumas rugas já podem aparecer – e isso é perfeitamente normal –, mas hoje uma mulher de 40, 50 ou 60 anos pode perfeitamente parecer ter bem menos anos do que a sua idade cronológica. E a maneira de como ela cuida de suas rugas tem tudo a ver com a idade que ela aparenta; afinal quando prestamos atenção em alguém, o rosto é a primeira parte que avaliamos, é o nosso cartão de visitas.
O que são as rugas e como aparecem?
As rugas nada mais são que sinais que se formam na pele de todas as pessoas – sem exceção – com o passar do tempo.
Seu aparecimento não é exclusivo de mulheres de mais idade, até mesmo moças a partir de seus 20 anos podem exibir os primeiros sinais.
Isso ocorre porque hoje se sabe que a nossa produção natural de colágeno e elastina começa a diminuir a partir dos 20 anos.
O colágeno e a elastina são as principais proteínas que dão sustentação e elasticidade à nossa pele, e quando o colágeno e elastina diminuem, os tecidos cutâneos encolhem e dobram formando uma linha de depressão, ou vinco.
O que são rugas estáticas e rugas dinâmicas?
Cada mudança de expressão em nosso rosto, ao sorrir, fazer cara de brava ou levantar as sobrancelhas é resultado do movimento de vários músculos da face.
O esperado é que as dobras que se formam na pele ao fazermos uma expressão facial desapareçam quando o rosto volta ao normal, e a pele volte a ficar lisinha.
Essas rugas que aparecem e depois rapidamente somem são as chamadas rugas dinâmicas.
As rugas estáticas são justamente as dobras ou vincos que não desaparecem quando o rosto volta ao normal.
Essas rugas estáticas são justamente as rugas permanentes que todos querem evitar ou diminuir.
Como cuidar?
O envelhecimento é inevitável, mas os cuidados com a pele, não. Você deve observar e procurar corrigir alguns desses fatores em seu dia a dia que podem acelerar o aparecimento de rugas:
- Exposição excessiva à luz solar;
- Cigarros;
- Bebidas alcoólicas;
- Falta de horas de sono;
- Beber pouca água;
- Dieta inadequada, com poucos alimentos antioxidantes;
Medidas simples como incluir frutas coloridas e legumes na alimentação, usar protetor solar mesmo em dias nublados, e beber bastante água, já são importantes mudanças que irão ajudar qualquer tratamento para as rugas.
Constantemente chegam ao mercado novos cosméticos e tratamentos para a pele e vamos relacionar aqui os mais seguros e de eficiência comprovada.
- Toxina botulina – a aplicação preventiva de toxina botulínica é muito útil, principalmente no caso das rugas dinâmicas, antes que elas se tornem estáticas.
- Ácido hialurônico – a aplicação injetável de ácido hialurônico é um dos procedimentos mais usados nas rugas estáticas mais profundas, devolvendo à pele o aspecto natural.
- Aplicações de laser CO2 fracionado, radiofrequência, ultrassom e peelings químicos – essas técnicas estimulam a produção natural de colágeno pelo nosso corpo, e conseguem eliminar ou diminuir as rugas estáticas.
- Cremes antirrugas – vamos listar aqui apenas algumas das centenas de substâncias utilizadas em cremes, géis e loções para o tratamento das rugas:
- Vitamina E
- Ácido hialurônico
- Retinol
- Vitamina C
- Resveratrol
- Ácido ferúlico
Mantenha sempre a sua autoestima elevada cuidando com muito carinho de sua pele. Lembre-se também de não dormir com maquiagem e limpar cuidadosamente a pele antes de dormir, removendo todos os resíduos de poluição e poeira.
Você também pode gostar de ler sobre: