Não importa quão cuidadosos somos com nossa pele, as rugas são inevitáveis. Mas isso não significa que não possamos fazer nada para adiá-las ou minimizá-las.
Com o passar do tempo, a pele perde sua elasticidade e sua capacidade de se manter hidratada, o que contribui para o desenvolvimento de rugas.
A exposição ao sol também pode danificar a pele e acelerar o processo de envelhecimento.
Mas afinal, o que são Rugas?
Fatores como exposição solar, envelhecimento, fumo e perda de elasticidade da pele causam as rugas. Os dois principais tipos de rugas são as dinâmicas, causadas pelo movimento muscular, e as estáticas, causadas pela perda de colágeno e elastina na pele.
Elas podem aparecer em diferentes áreas do corpo, mas são mais comuns no rosto, pescoço e mãos. Existem vários tratamentos disponíveis para reduzir ou prevenir, incluindo cremes anti-rugas, tratamentos a laser, terapia com luz, preenchimentos e cirurgia plástica.
Como resultado, a produção de colágeno e elastina, proteínas que ficaram a pele firme e elástica, diminuem, o que leva ao aparecimento de rugas.
O que é glabela?
A glabela é a área entre as sobrancelhas, acima do nariz. A glabela é uma área do rosto que se destaca por ser uma das regiões mais proeminentes, e pode ser realçada através de maquiagem ou procedimentos de cirurgia estética.
Essa área do rosto é uma das primeiras coisas que as pessoas notam ao olhar para alguém. Por isso, muitas pessoas optam por realizar procedimentos estéticos para melhorar a aparência da glabela.
Uma das técnicas mais comuns para dar volume e definição à glabela é o preenchimento com ácido hialurônico. Isso pode ser feito para corrigir asperezas ou irregularidades na área, ou para dar uma aparência mais jovem e rejuvenescida.
Cirurgias também podem melhorar o aspecto da glabela. Um procedimento comum é a blefaroplastia, que remove o excesso de pele e gordura das sobrancelhas, melhorando a aparência da glabela. O lifting de sobrancelhas é outra técnica que melhora a expressão facial e a aparência geral da glabela.
Rugas embaixo dos olhos
A exposição ao sol, fumar, estresse e falta de sono são alguns dos fatores que podem causar as rugas abaixo dos olhos, as quais são um sinal comum de envelhecimento.
Alguns tratamentos para reduzir as rugas abaixo dos olhos incluem aplicar cremes anti-envelhecimento, usar protetor solar diariamente, evitar fumar e obter uma boa noite de sono. A cirurgia plástica, portanto, pode ser uma opção, mas você deve discuti-la com um cirurgião plástico qualificado.
Código de barras
As rugas do código de barras são linhas finas horizontais que se formam na área abaixo dos lábios, geralmente devido ao envelhecimento e ao uso prolongado de expressões faciais. Chamamos essas ‘rugas do código de barras’, porque elas se parecem com as linhas de um código de barras.
Existem várias opções para tratar as rugas do código de barras, incluindo procedimentos não cirúrgicos e cirúrgicos. Alguns dos tratamentos não cirúrgicos incluem:
- Preenchimento com ácido hialurônico: Este procedimento utiliza um gel injetável que é injetado na área afetada para dar volume e suavizar as rugas.
- Toxina botulínica: Essa substância é injetada na área afetada para paralisar temporariamente os músculos, suavizando as rugas.
- Peeling químico: Este procedimento utiliza ácidos para remover as camadas superiores da pele, suavizando as rugas.
- Laser de CO2: Este tratamento utiliza luz laser para estimular a produção de colágeno e suavizar as rugas.
- Cirurgia plástica facial: em casos mais graves, a cirurgia plástica facial pode ser indicada para melhorar as rugas do código de barras.
Profissionais qualificados devem realizar essas técnicas para evitar complicações e obter os melhores resultados. Sempre recomendamos consultar um cirurgião plástico para discutir as opções disponíveis e determinar se esses procedimentos são adequados para você.
Tratamentos para rugas, em geral:
Existem várias maneiras de tratar, incluindo:
- Cremes e loções anti envelhecimento: esses produtos podem ajudar a hidratar a pele e reduzir a aparência de rugas.
- Retinóides: Esses medicamentos, que são derivados da vitamina A, podem ajudar a estimular a produção de colágeno e melhorar a aparência de rugas.
- Ácidos de frutas: esses ingredientes, como o ácido glicólico e o ácido tânico, podem ajudar a remover as camadas da pele e melhorar a textura e a tonalidade da pele.
- Peeling químico: essa técnica utiliza-se para remover as camadas profundas da pele e melhorar a aparência de rugas.
- Tratamentos a laser: os tratamentos a laser, como o resurfacing a laser, podem ajudar a remover as camadas progressivas da pele e melhorar a aparência de rugas.
- Tratamentos injetáveis: como Botox e preenchimento com ácido hialurônico, esses tratamentos podem ajudar a preencher as rugas e dar à pele uma aparência mais jovem.
É importante lembrar que essas opções devem ser avaliadas e aplicadas por um profissional de saúde qualificado. Além disso, é importante manter uma boa rotina de cuidado da pele, incluindo proteção solar diária, para ajudar a prevenir o aparecimento delas.
Contudo, as rugas são um fenômeno natural do envelhecimento, mas existem muitas opções para tratá-las e minimizá-las. Portanto, a prevenção é a melhor abordagem, mas existem muitos tratamentos não cirúrgicos e cirúrgicos disponíveis para melhorar a aparência da pele.
Você também pode gostar de ler:
Maquiagem para peles maduras: dicas para obter bons resultados