Por anos o ovo passou como vilão da história e sumiu da geladeira de diversos brasileiros. Porém, após muitas pesquisas, a ciência comprovou que o ovo não é vilão, e que na verdade, é um alimento muito completo e saudável.
Mas, e quanto a pele? Será que é saudável por completo? Será que o ovo pode acabar aumentando a flacidez, rugas e linhas finas?
Se você se preocupa com sua pele e tem esse alimento na sua casa, continue lendo que nesse post você vai descobrir tudo que precisa saber sobre esse assunto, para garantir uma pele jovem e viçosa, com menos rugas e linhas finas!
A primeira coisa que precisamos saber.
A primeira coisa que precisamos entender é que o ovo é composto por proteínas e gorduras. Na parte branca chamada “clara” podemos encontrar proteínas, e na parte amarela chamada “gema” podemos encontrar gorduras e um pouco de proteínas também.
E justamente por causa dessa sua composição, o ovo passou acabou passando por fases da nutrição.
Veja, primeiro ele foi “demonizado” como um alimento porque se acreditava que era rico em gordura e isso poderia elevar os níveis de colesterol, aumentando também os riscos de infarto.
Porém, depois de anos de estudos sobre a realidade do infarto, não se viu o consumo da gordura do ovo relacionado com as causas de infartos. Na verdade, após diversos estudos clínicos, hoje entende-se que a gordura do ovo é um tipo de gordura boa.
E essa gordura boa é necessária para o organismo, porque é através dela que nosso corpo consegue produzir hormônios fundamentais para nossa vida como um todo.
A partir disso o ovo passou a ser super aceito pela nutrição, onde ele deixou de ser o vilão e passou a ser “endeusado”, recebendo o título de “o segundo alimento mais completo do mundo”, perdendo apenas para o leite materno.
E agora que você entendeu isso, podemos ir para a mais importante questão:
E para a pele? Essa gordura do ovo pode fazer mal e causar rugas e linhas finas?
Vamos ao ponto com essa resposta, e ela é NÃO. A gordura do ovo não faz mal para pele, não aumenta rugas e linhas finas e nem a flacidez, e aqui está o porquê:
Como você já sabe, uma pele saudável precisa de vitaminas. Na verdade, um corpo saudável precisa de vitaminas. E adivinha quem processa e ajuda as vitaminas serem absorvidas no seu corpo?
Exatamente, a gordura! E nesse caso, a gordura boa. A grande maioria das vitaminas (Como A, B6, B12, C, D, K…) são lipossolúveis, e isso significa que elas apenas são absorvidas juntamente da gordura boa. Seu corpo simplesmente não consegue absorver as vitaminas se não tiver gordura boa junto.
Ou seja, se você tentar parar de comer gordura, seu corpo terá uma dificuldade imensa de absorver vitaminas, sua pele vai ficar sem elas, e aí sim seu rosto vai envelhecer mais rápido que o esperado, surgindo mais flacidez, rugas e linhas finas.
E por isso o ovo não faz mal para a pele. Na verdade, ele é um dos melhores alimentos para sua pele! Como o ovo é uma fonte de gordura extremamente boa, ele facilita a entrada das vitaminas na sua pele, e o resultado disso é uma pele mais levantada e viçosa, com menos rugas e linhas finas.
Além disso, o ovo também é fonte de proteínas, e as proteínas ajudam na construção do colágeno da pele, o que ajuda deixar ela mais levantada. Por esse motivo o ovo é considerado um dos melhores alimentos para uma pele jovem.
Mas existe um alerta importante!
Cuidado e não se engane! O ovo só faz isso porque é uma fonte de gordura boa, gorduras ruins (como frituras) são extremamente prejudiciais para sua pele.
O fato é que você precisa ingerir alimentos com gordura, mas você não deve usar isso como desculpa para comer apenas frituras. Você pode comer frituras, mas com cuidado.
Apenas prefira gorduras boas como castanhas, carnes, peixes, e principalmente agora que você já sabe, o ovo.
Você também pode gostar de: Cabelos grisalhos: como se sentir confiante e poderosa