InícioBelezaToxina Botulínica - 8 riscos e efeitos colaterais de aplicar

Toxina Botulínica – 8 riscos e efeitos colaterais de aplicar

Quando as ruguinhas e marcas de expressão ficam mais evidentes, muitos são os tratamentos que passam a nos recomendar, e um dos mais famosos, que toda mulher fica tentada a fazer é aplicar toxina botulínica.

No entanto, sabemos que todos procedimentos invasivos são mais delicados e arriscados, podendo gerar maiores complicações. E não estamos falando isso para desvalidar a toxina botulínica – porque sinceramente – quando feito com um profissional de qualidade, os resultados podem ser excelentes.

Estou falando isso porque existem sim alguns colaterais e complicações que devem ser falados, para literalmente não deformar seu rosto. Então, se você deseja saber quais são essas possíveis complicações e colaterais de aplicar toxina botulínica, continue aqui comigo que nesse post falaremos sobre isso!

Mulher aplicando Toxina Botulínica.

Primeiramente, quais possíveis colaterais (efeitos comuns) de aplicar toxina botulínica?

Bom, aqui falaremos mais especificamente sobre o tratamento com a toxina botulínica para melhora das rugas de expressão.

Os efeitos colaterais comuns que são os mais fáceis de acontecer são os seguintes:

  • Vermelhidão e o inchaço:

Isso acontece porque para fazer a aplicação da toxina botulínica é usado uma seringa e uma agulha, onde vai haver uma pequena penetração na pele.

Isso causa uma reação que gera vermelhidão e inchaço, e como existe um volume de substância que é aplicado no local, isso dura de 30 minutos até 2 horas em média.

  • Dor na região da aplicação: 

A questão de dores varia muito de paciente para paciente, conforme a sensibilidade de cada um.

Em alguns casos a dor pode ir além da região, expandindo para outras áreas do rosto. Ainda sim, depende da sensibilidade e essas dores podem durar de horas até dias.

  • Hematomas;

Durante a aplicação da agulha na pele existem vasos sanguíneos finos.

O que acontece é que quando a agulha transpassa a pele para aplicar toxina botulínica, pode ocorrer um extravasamento de sangue desses vasos.

Como é algo extremamente sensível, mesmo sendo um extravasamento mínimo, pode causar hematomas e a tendência é de quem em média 3 a 7 dias, eles sumam.

Esses são os colaterais mais comuns que normalmente se vê em pacientes, então, agora vamos ver as possíveis complicações…

Quais possíveis complicações (mais rígidas) de aplicar toxina botulínica?

  • Queda das pálpebras:

Isso normalmente acontece com o extravasamento da substância, gerando uma fraqueza no músculo, o que por sua vez, faz as pálpebras superiores caírem. 

Das complicações mais rígidas, essa é uma das mais comuns.

  • Perda momentânea de sentidos;

Em decorrência da fraqueza muscular pela própria ação da toxina botulínica, pode acontecer de ter dificuldades para engolir, para respirar e até dificuldades para enxergar.

No entanto, quando acontece, dura horas ou alguns dias.

  • Paralisia facial;

Isso é literalmente quando o rosto fica paralizado.

Normalmente acontece quando há um pequeno exagero na dose da aplicação, o que por sua vez, faz com que os músculos do rosto relaxem mais do que o necessário.

Quando isso acontece, o músculo acaba perdendo temporariamente o movimento.

  • Assimetria facial;

Esse é um dos riscos mais temidos de aplicar toxina botulínica.

Isso pode acontecer por excesso de aplicação da substância, assim como na paralisia, ou por acertar vasos sanguíneos laterais da aplicação.

Isso pode gerar um inchaço excessivo, e deformar o rosto, como por exemplo, uma sobrancelha mais erguida do que a outra, uma parte do rosto mais “travada” que outra, ou até mesmo uma bochecha mais cheia que a outra ou um olho mais fechado que o outro.

O grande problema é que essa assimetria só diminui quando a aplicação perde efeito, o que pode demorar muito tempo, de 4 a 6 meses.

  • Reação alérgica;

Na medicina toda substância tem seus componentes, e uma pessoa pode ter reação a um componente ou a outro da substância em questão.

No entanto, essa é mais fácil de resolver, é só fazer um exame prévio.

Concluindo…

E bom, essas são as complicações e colaterais mais comuns de aplicar toxina botulínica.

Portanto, por mais que sejamos defensores da medicina natural e não invasiva, precisamos concordar que mesmo com esses colaterais, a aplicação com um profissional qualificado pode render bons resultados.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES

COMENTÁRIOS RECENTES